Manifesto

Um convite ao “vamos brincar do seu jeito”: A Rede Marista de Solidariedade reconhece a criança como um sujeito de direitos e o brincar como uma importante e privilegiada forma de expressão para a socialização, o convívio familiar, o desenvolvimento integral e a expressão de valores culturais. Acreditamos que cada criança é única e tem o seu jeito especial de brincar.

Acreditamos no protagonismo da criança e no livre brincar que permite a espontaneidade, a criatividade, as escolhas e as descobertas das infâncias. Reconhecemos o brincar como um direito fundamentado dentro do ordenamento jurídico nacional e internacional e a importância dos pais, educadores, professores, familiares, adultos de referência, e toda a sociedade em defender, por meio de ações conjuntas, o direito de toda criança ao livre brincar. Por isso, levantamos as bandeiras do direito e do livre brincar, e convidamos todas as crianças, das diferentes nações, para mostrarem as suas formas originais e próprias de brincar, construindo, de maneira coletiva, um grande repositório brincadeiras. Fazemos um convite ao vamos brincar do seu jeito.

Vamos juntos oferecer às crianças um grande intercâmbio de brincadeiras e infinitas possibilidades para o livre brincar.